Somos a equipe central, que coordena e orienta todos os grupos de jovens existentes na Paroquia Nossa Senhora da Conceição.
Nossa Identidade
Somos cristãos católicos que desejam seguir os ensinamentos e a vida de Jesus Cristo. A maneira de nós fazermos isto se chama Pastoral da Juventude Estigmatina. Mas o que queremos dizer com Pastoral da Juventude Estigmatina?
Primeiramente, PASTORAL DA JUVENTUDE é uma das maneiras que a Igreja no Brasil articula sua ação pastoral no meio da juventude. É o anúncio aos jovens de uma boa, ótima notícia... sobre a vida, os relacionamentos, o futuro....bem, tanta coisa...que é só vendo e vivendo mesmo para se saber ( Jo 1,38-39).
A Pastoral da Juventude é um jeito de ser que já contagiou gerações. Desde seu início, uma coisa ficou como marca: abrir espaços de protagonismo e cidadania na Igreja e na sociedade, dando aos jovens a certeza de sua dignidade e valor.
Ao jovem é entregue a oportunidade de ser o que ele pode ser; de expandir suas possibilidades e mundos. É essa história de um testemunho coerente com a vida de Jesus que nos inspira. Até hoje, quando não se fala apenas em Pastoral da Juventude, mas em “Setor Juventude", dando maior ênfase ao caráter plural das ações pastorais, temos os olhos fixos nestas trilhas.
Mas nós também demos um passo particular neste caminho. Somos Pastoral da Juventude ESTIGMATINA (estigmas=feridas de Jesus e Estigmatinos é o nome de nossa Congregação Religiosa).
Ser estigmatino com os jovens é, em primeiro lugar, ter presente a memória de São Gaspar Bertoni, um homem que dedicou os melhores anos de sua vida animando a juventude, que em sua época padecia os efeitos da violência e da guerra, não muito diferente de hoje, também....
Em segundo lugar, ser estigmatino com os jovens é viver a espiritualidade dos estigmas de Jesus Cristo. Mas os estigmas (como vimos=feridas) podem motivar os jovens a uma vida nova? Contra tudo o que possa parecer, nos afirmamos que sim.
Os estigmas em Jesus identificam nossa natureza fraca, sofrida, mas amada por Deus. Este amor faz toda a diferença, porque você pode superar a dor, criar vida em Cristo sendo você mesmo(a); basta crer.
De uma ferida para um estigma! É assim que nos vivemos. Bem, explicações não dão conta do que queremos falar. É uma espiritualidade que nos orienta com a juventude e permite assumir o sofrimento em vista da vida que pode surgir.
Quem somos, então? A Pastoral da Juventude Estigmatina, assim, é o nosso jeito de levar a “vida em abundância” (Jo 10, 10) querida por Jesus, e fazemos isto como Congregação Religiosa que recebeu de Deus este carisma de trabalhar com a juventude em comunhão com a ação da Igreja para com a juventude no Brasil - Setor Juventude; e fazemos isto como “missionários apostólicos a serviço dos Bispos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.